domingo, 10 de maio de 2020

"Sou um cidadão considerado quero ser qualificado pelo tum do meu tambor"

No dia 26 de Abril aconteceu a live " Batucada e Berimbau" com a professora Cris Mendonça, essa grande batuqueira que já correu o mundo, tocou com vários grandes nomes da música brasileira como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Naná Vasconcelos, e deu uma palinha das suas habilidades. Enfrentou as dificuldades por ser discriminada por ser mulher e de origem humilde, sofreu as duras problemáticas machistas, e hoje vem trazer suas habilidades, superações e também reciclagens.
O titulo " Sou um cidadão considerado quero ser qualificado pelo tum do meu tambor" é uma música do mestre Toni Vargas que fala sobre a desvalorização do artista no Brasil, onde muitas vezes só é chamado na hora de "gringo ver" como diz o ditado, vemos isso na abertura de Copa do Mundo, de Olimpíadas, e atividades do cotidiano.

Segue a letra da música:

Até o meu rio de janeiro
Ta beirando o desespero
Já não tem para onde ir
O Cristo redentor ali parado
Atualmente está zangado
Preparado para sair

Sou um cidadão considerado
E quero ser qualificado pelo "tum"
O meu tambor (2)

Esteja em paris ou na alemanha
Minha tristeza é tamanha
Quando penso em meu país
Que é guiado pela gente estranha
O povo perde e alguém ganha
Assim não dá para ser feliz

Eu que vivi minha vida inteira
Com a crença verdadeira
De que um dia ia mudar
Vejo o vazio na geladeira
Da minha gente guerreira
Que tem que se conformar

Sou um cidadão considerado
E quero ser qualificado pelo "tum"
O meu tambor (2)

Eu que estando dentro tava fora
To pensando em ir embora
To cansado de esperar
Talvez já tenha chegada a hora
Pois quando o guerreiro chora
Já tá pronto para lutar

Vou de aeroporto em aeroporto
Bem cansado meio torto
Carrego meu berimbau
Sabem meu nome no mundo à fora
Mais o brasil me ignora
Nunca saio no jornal

Sou um cidadão considerado
E quero ser qualificado pelo "tum"
O meu tambor (2)

Capoeira é coisa de escravo
De pobre de oprimido
De homem trabalhador
Apesar de hoje ser praticada
E até mesmo disputada
Por barão e até doutor

Sou um brasileiro pequenino
Com alma de peregrino
Sem diploma de doutor
Faço meu destino, com meu passo
Se tem nó pego e desfaço
Também tenho meu valor

Sou um cidadão considerado
E quero ser qualificado pelo "tum"
O meu tambor (4)

Eu sou poeta, tocador e cantador
eu tenho orgulho de cumprir minha missão
Vou no caminho que a capoeira ensinou
e que um dia plantou no meu coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário