segunda-feira, 20 de julho de 2020

Árvore Genealógica da capoeira


Curioso que sou, em constante transformação em busca da minha ancestralidade e raízes, montei essa árvore genealógica, a fim de registro, para meus alunos, amigos e curiosos. Em busca do auto conhecimento e reflexões sobre o homem e a natureza, e o homem que também é natureza, busquei montar aqui moinhas raízes da capoeira.

"Esquecer os ancestrais é um riacho sem nascente uma árvore sem raízes"

Meu inicio de capoeira foi na Corrente Libertadora fundada por José Santos e Mauricio. Coloco três pessoas como meus professores cada um com sua habilidade, e cada um com sua importância. Na parte prática foi com o Mestre Tigrão. Na parte de raciocínio,estudo e pesquisa foi o Mestre Eufra Modesto. E por fim na parte da musicalidade, sensibilidade e afeto foi a querida Magnólia. Também tive outros professores como Mestre Moreira e Saloma Sallomão e outros alunos e instrutores que também colaboraram com minha formação. 

"Se o vento soprar somente em uma direção a árvore crescerá inclinada"

É de grande importância vivenciar e aprender com o diferente, para que você possa absorver o que realmente faz sentido para você, para que você pense por você e não apenas reproduza o ensinamento do outro.

Também cheguei a conhecer o Mestre Mauricio, que infelizmente faleceu por problemas com álcool, mas das poucas vezes que o encontrei sempre com um sorriso largo e uma simpatia sem igual! E a partir da minha ânsia em busca de conhecimento, fui entrevistar Mestre Pinatti, que me contou muito sobre Mestre Mauricio e histórias sobre também o famoso Mestre Limão.

"Se alguma coisa se te opõe e te fere, deixe crescer. É que estás a ganhar raízes e a mudar. Abençoado ferimento que te faz parir de ti próprio."

E senti a necessidade de emancipação, quebrando os paradigmas e usando minha energia e liberdade de expressão criando o movimento "Luta pela liberdade" e o grupo " A Fúria do Negro". Como diz o velho ditado.

"É preciso plantar a sua própria árvore para não viver a sombra dos outros"

Axé!



Nenhum comentário:

Postar um comentário