sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Pátria amada ?




Ainda me lembro, na primeira série na Escola Estadual Santa Rosa De Lima, com a professora Marta, sempre escolhiam um dia da semana para todos os alunos descerem para a quadra logo na entrada quando se ouvisse o segundo sinal, era o "esplendoroso" Hino Nacional, tinha até quem dizia que "Para ser um cidadão o primeiro passo é saber de cór e salteado o hino nacional!". Bem, nós os alunos principalmente nós os meninos sempre queríamos segurar a bandeira lá do alto da arquibancada para que os outros vendo em posição de sentido pudesse cantar, era uma alegria imensa sei lá o porque, só de segurar a bandeira agente se sentia importante!. O tempo passou até que  chegou a minha fase de se alistar ao exercito, e lá também tinha o dia de jurar a bandeira, como os militares em posição de sentido com a mão no peito, alinhados e "alienados", pois depois de minha vivência com a capoeira parei para pensar, "Ouviram do Ipiranga ás margens plácidas, de um povo heróico o brado retumbante" Esse hino está todo errado, o povo heróico que eu conheço não foram D.Pedro, muito menos D.João, o povo que eu conheço como heróico foi Galanga (Chico Rei) que trabalhou nas minas e conseguiu sua alforria e mais de um monte de negros, foi Zumbi que lutou por Palmares,como o Edy Rock diz"Não foi sempre dito que preto não tem vez,então olha o castelo e não foi voce quem fez cuzão", teve até um dia que um mestre de capoeira falou pra gente cantar o Hino Nacional no batizado, Não concordei porque sei que esse hino não foi feito pelos meus, e nem vou passar isso para meus filhos, netos e muito menos meus alunos!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário