terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Fundação Casa ou Senzala, como preferir...


Dia 19 de Fevereiro de 2012, uma data muito importante para mim, fomos fazer uma vivência na Fundação CASA, bem, de casa mesmo só senti as pessoas sabia que aquilo ali não é casa pra nós, pois aquelas grades me fez recordar da senzala um lugar onde os escravos ficavam presos, enfim, fiquei muito feliz por ter ido lá passar um pouco de cultura para quem precisa, chegando lá observamos que os internos tinham cores de camisetas diferente, os de amarelo é que acabaram de chegar, os de azul é que já estava lá a um tempo, e os de verde é que estavam preste a sair, nós fomos o primeiro a se apresentar, lá na quadra um calor de rachar, explicamos um pouco da historia e de nossos instrumentos, no começo eles ficaram meio fechados, mais depois que começou a roda, aos poucos vieram pegaram berimbau, pandeiro e até na roda jogaram.

Logo depois começou o Sarau e lá eu vi o Wesley Noog declarando seu poema, a Aline também, o Binho então nem se fala, mas me arrepiou de verdade vendo o Luan Luando declarando O Rei Palmares, até eu fui lá na frente falar um pouco.
(esse é o time de revolucionários Rafael,Luan,Aline,Wesley,Corrente Libertadora, Locos motiva,Binho,Nando os meninos do rap junto e misturado!"

O sarau foi tudo de bom tirando a hora que ficava o silencio e agente escutava o barulho das grades e cadeado isso me fazia mal, mais seguimos os internos cantaram musicas de louvor e um Funk que vou te contar, não era apologia, muito menos ostentação quem dirá orgia, apenas cantavam letras falando sobre L I B E R D A D E, pra quem tem o preconceito com o funk tinha que está lá, um cantou que quase chorei quando ele falou que na musica que a mãe dele tinha morrido e no caixão ele clamava pra ela voltar mais nada acontecia estava quase em depressão, isso já deu pra ver que faltou uma base ali pra ele pra orientar, pra dar um abraço, um sorriso, bem foi uma coisa de louco. Mais oque me chamou a atenção foi no final uma conversa entre o Coordenador da casa e um interno, no momento em que ele estava cantando o Funk e o coordenador tirou o microfone e disse:



Coordenador: Chega agora é hora de ver o filme!



Interno: ver o filme, eu quero é liberdade de expressão!



Coordenador: Vai se expressar lá fora na rua, não aqui!



Interno: se na rua eu me expresso vocês querem me prender, ja to aqui mesmo que se foda, eu me expressar na rua pra vocês me forja de novo!



Coordenador: Se for preciso  agente forja de novo!





                                                                                                      Sem Mais...!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário