quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Pinheirinho


Bem, eu aprendi a buscar histórias sobre o povo negro, o povo brasileiro e o Mestre Eufraudisio me ajudou a refletir muito sobre a história do nosso país, em um sarau na corrente ele disse " Na verdade nossas crianças aprendem a admirar heróis que na verdade mataram nosso povo! e os heróis que na verdade são os lutadores pela liberdade agente não vê as escolas com o nome de Antônio Conselheiro, Luiz Gama, Zumbi entre outros ,mais agente vê o nome das escolas e avenidas como Borba Gato, Duque de Caxias que chegou a matar mais de 200 índios por dia, esses são os heróis que os dominadores intitularam para nós!" então parei para refletir e vi que Antônio conselheiro foi um líder no arraial de Canudos no serão da Bahia, ele ajudou aquele povo de Canudos símbolo de resistência, a desapropriação no Pinheirinho foi muito parecida, e no batalhão da ROTA tem um monumento em homenagem ao "guerreiros" de Canudos (os militares), as vezes aquele policial que deu um tiro de borracha  e matou uma criança do pinheirinho não tem noção que podia ser um familiar dele, e o pior que ele está cumprindo uma ordem, sem poder questionar, e alienado pelo sistema.

Uma frase que em ouvi no filme de Ganga Zumba muito interresante, uma discussão entre os posseiros do Quilombo por causa de comida Ganga Zumba disse "Nunca ouvi falar me da meu pedaço de vento, oque é da terra Deus deu e é de todos!" um cara que devia um grana alta para o governo (que se acha o dono das terras) fez com que varias familias ficassem desabrigadas!



pensando nisso eu escrevi um poema....

Pinheirinho de Canudos

Covardia envadiram o pinheirinho,
A tropa de choque acertaram o mulequinho
Hitler do Brasil é o Alckmin,
o muleque era um anjo
agora é um querubim,

Ta igual a guerra dos Canudos
o Sistema quer,
ver o meu povo mudo!

Reintegração de posse
bombas pelo ar,
Deus que deu a terra
pra nós desfrutar.

O meu pedaço de terra
ouço ja faz tempo,
egoista entao pega
seu pedaço de vento!

                                                                                                     Renato F.Souza


veja o video..



Nenhum comentário:

Postar um comentário